Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da IMC é seu o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das suas políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia.

De acordo com o Estatuto Social da IMC, o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo sete membros, sendo um Conselheiro Presidente e os demais sem designação específica. O Conselheiro Presidente será eleito pela maioria absoluta de voto dos conselheiros presentes, na primeira reunião do Conselho de Administração que ocorrer imediatamente após a posse de tais membros. Os conselheiros são eleitos em assembleia geral de acionistas para um mandato de dois anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer momento pelos acionistas reunidos em assembleia geral.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do
Mandato
Flavio Benício Jansen Ferreira Presidente 30/04/2019 AGO que aprova as demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2020

Flavio Benício Jansen Ferreira. O Sr. Flávio Benício Jansen Ferreira é formado em engenharia e, desde janeiro de 2013, foi CEO e é VP de Marketing da empresa Locaweb Internet S.A., aonde atuou em diferentes posições desde 2008. É conselheiro da empresa Digipix S.A. empresa de e-commerce de fotografia, fotolivros, fotopresentes, Lojas Quero-Quero S.A., empresa de varejo de eletroeletrônicos, material de construção e móveis no Sul do país, Fleury S.A., laboratório de análises clínicas e da Estácio Participações S.A., segunda maior organização privada de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados. O Sr. Flávio Jansen é investidor e conselheiro da empresa Flyers 24 Horas S.A. - Anúncio e Divulgação, empresa de veiculação de ofertas de empresas varejistas em site da Internet e em aparelhos celulares, através do site e aplicativo móvel Guiato. É sócio gestor da empresa XS Consultoria em Tecnologia Ltda. Foi responsável pelo início do site Submarino.com, atuou na empresa como diretor de tecnologia, chegando ao cargo de CEO. Foi presidente do Submarino.com durante a IPO da empresa na Bovespa e durante a fusão com a Americanas.com que resultou na companhia B2W. Foi conselheiro independente da empresa CETIP-SA - Mercados Organizados, companhia de capital aberto de administração de mercados organizados de valores mobiliários, títulos, derivativos e outros instrumentos financeiros. Foi conselheiro da empresa de educação Grupo IBMEC Educacional S.A..O Sr. Flávio é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2018. O Sr. Flávio Jansen foi eleito conselheiro independente atendendo aos critérios de independência estabelecidos no Regulamento do Novo Mercado. O Sr. Flávio Jansen declara que não sofreu condenação criminal, nem condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial. O Sr. Flávio Jansen declara que não possui relação conjugal, união estável ou parentesco até o segundo grau com outros administradores da Companhia, administradores de suas controladas, diretas ou indiretas, bem como com administradores das sociedades controladoras diretas e indiretas pela Companhia. O Sr. Flávio Benício Jansen Ferreira declara que não possui relações de subordinação, prestação de serviço ou controle com controladas, controladores, outros administradores ou sociedades relacionadas à Companhia.

Rodrigo Neiva Furtado Conselheiro Independente 30/04/2019

Rodrigo Neiva Furtado. O Sr. Furtado é sócio da XP Investimentos onde atua como co-gestor dos fundos de ações geridos pela XP Asset Management. Ingressou na XP Asset Management em 2009, especializando-se nos setores de Varejo, Consumo e Educação. É graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, tendo cursado especialização em Finanças na London School of Business & Finance.

João Rozario da Silva Conselheiro Independente 30/04/2019

João Rozario da Silva.O Sr. João Rozario é formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Mackenzie e possuí mais de 40 anos de experiência em varejo e consumo, dos quais 18 anos na Perdigão (hoje BRF) como Vice-Presidente de Comercial, sendo responsável por Marketing, Vendas, Comércio Exterior e Logística. Anteriormente, o Sr. Rozário trabalhou por 22 anos na Cica S.A. sendo responsável por Marketing, Vendas e Logística e também trabalhou na Fleischmann & Royal e nos Supermercados Sirva-Se S.A (hoje Pão de Açúcar) como gerente de vendas.

José Agote Conselheiro 30/04/2019

José Agote. O Sr. Agote é formado em economia pela Wharton School, University of Pennsylvania, com MBA pela Harvard Business School. Atuou no JP Morgan em New York e México City, e na Advent International. Iniciou no Grupo IMC em 2013 e foi Presidente da subsidiária IMCMV Holdings Inc., tendo sido responsável pela operação Margaritaville nos Estados Unidos da América. Foi também Diretor Financeiro e Administrativo e de Relações com Investidores da Companhia, no Brasil, por 4 (quatro) anos, tendo se desligado em janeiro de 2019 para assumir o cargo de Diretor Financeiro e Administrativo e de Relações com Investidores no Brasil na Diagnósticos da América S.A

Marcel Fleischmann Conselheiro Independente 30/04/2019

Marcel Fleischmann. O Sr. Marcel é formado em administração de empresas pela EAESP-FGV e pós graduado pela San Diego State University. Atua há mais de 25 anos no segmento de restaurantes, acumulando larga experiência em gestão de operações e pessoas. Atuou como principal executivo em multinacionais americanas, sendo a mais conhecida o McDonald’s onde no Brasil, atuou por 23 anos e na América Latina por 2 anos. Há 11 anos é sócio proprietário da MACANA, empresa de consultoria em gestão, focada nos segmentos de varejo em geral, serviços e consumo.

Marcelo Henrique Ribeiro Alecrim Conselheiro Independente 30/04/2019

Marcelo Henrique Ribeiro Alecrim. O Sr. Marcelo Alecrim é formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e conquistou diversos prêmios individuais: Empreendedor do Ano - Master - Ernst & Young - 2010, Jovem Empreendedor do Ano- Ernst & Young - 2000, Líder Empresarial Estadual - Gazeta Mercantil - 1999, 2000, 2001, 2002 e 2005, Líder Empresarial Setorial - Com. Atacadista - Gazeta Mercantil - 2005, Medalha da Inconfidência (2009), Medalha Juscelino Kubitschek (2010), Mantenedor e mentor Endeavor. A capacidade empreendedora de Marcelo Alecrim, fundador da distribuidora potiguar SAT - Satélite Distribuidora de Petróleo e atual presidente da AleSat Combustíveis S/A, já foi reconhecida pelos mais diferentes meios de comunicação e acadêmico, tendo inclusive, o case publicado pela Universidade de Harvard, em agosto de 2007. Marcelo Alecrim assumiu a Presidência Executiva da AleSat Combustíveis S/A desde o início, sendo também membro do Conselho de Administração.

Acreditamos que os novos Conselheiros darão à Companhia uma valiosa contribuição, para que prossigamos na nossa trajetória de crescimento e consolidação.

Diretoria Executiva

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a Diretoria Executiva da IMC será composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 10 (dez) membros, com mandato de 2 (dois) anos, permitida a reeleição. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos da Diretoria poderão ser preenchidos por membros do Conselho de Administração.

Diretores Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Newton Maia Salomão Alves Diretor Presidente (CEO) 28/03/2019 AGO que aprova as demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2020

Newton Maia Salomão Alves. O Sr. Alves possui MBA pela Harvard Business School e é bacharel em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Newton é Diretor da Advent International desde 2007 onde foi membro do Conselho de Administração da Kroton Educacional e da Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis. Newton também foi CEO da Atmosfera durante o ano de 2011. Anteriormente, foi fundador e CEO da Oceano, empresa brasileira de produção e exportação de camarão, a qual foi vendida para um companhia de alimentos regional. Trabalhou também como associado para Allen & Company em Nova York e como consultor na McKinsey & Co.

Luis Felipe Silva Bresaola Diretor de Relações com Investidores 26/04/2019

Luis Felipe Silva Bresaola. O Sr. Luis Felipe Silva Bresaola, é graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP e Contabilidade pela UAM e fez parte do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PLD) da Harvard Business School. Anteriormente era Diretor de Relações com Investidores da Via Varejo. Luis desenvolveu sua carreira no mercado financeiro como analista de ações no Citi cobrindo Varejo LatAm, no Deutsche Bank como analista dos setores de Educação, Saúde e Celulose, e no Banco Espirito Santo Securities como analista dos setores de Educação e Saúde.

Maristela Aparecida do Nascimento Diretora Administrativa e Financeira 28/03/2019

Maristela Aparecida do Nascimento. A Sra. Maristela Aparecida do Nascimento é graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis e possui MBA em Finanças pelo Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa. Desenvolveu sua carreira na Deloitte Touche Tohmatsu, onde atuou por mais de 5 anos como auditora. Está na Companhia desde março de 2013 como responsável pela área de controladoria corporativa.

Fabiano Artur Macalos Strelow Diretor 28/03/2019

Fabiano Artur Macalos Strelow. O Sr. Fabiano Strelow é formado em Administração na Universidade de Caxias do Sul e possui um MBA em Administração de Empresas pela FGV-SP. O Sr. Strelow está na Companhia desde 2016, e possui experiência sólida em franquias e gestão de varejo e serviços, planejamento (R&D), identificação e captação de novos sites (desenvolvimento de mercado), e reestruturação de operações. Fabiano já atuou também como Diretor em shopping centers (JHSF), com abertura de operações de grande porte, no modelo greenfield, além de ter experiência Internacional em empresas de grande porte líderes em seus segmentos como Anhanguera, Burger King e GPA.

Andrea Pires Amary Diretora 28/03/2019

Andrea Pires Amary. A Sra. Pires possui mais de 20 anos de experiência no setor de varejo, sempre responsável por negociações com fornecedores. Desenvolveu sua carreira no Wal-Mart do Brasil, onde trabalhou por 14 anos em diferentes posições, e teve como sua última responsabilidade a Diretoria de Alimentos. Começou a trabalhar na IMC em 2008 como responsável por Marketing e Compras Globais. É graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi e possui MBA com ênfase em Marketing pela Universidade de São Paulo.

Carolina Cintra do Prado Prestes Motta Duarte Diretora 28/03/2019

Carolina Cintra do Prado Prestes Motta Duarte. A Sra. Duarte é graduada e pós-graduada em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas. Carolina possui 20 anos de carreira com experiência nas áreas de marketing, financeira e recursos humanos, atuando como Supervisora de Planejamento Financeiro na Universo Online, Gerente de Planejamento Financeiro e Diretora de Recursos Humanos na Restoque Comércio e Confecção de Roupas S.A. No ano de 2015, Carolina Iniciou sua trajetória na International Meal Company Alimentação S.A para ocupar o cargo de Diretora de Projetos e, em 2016 assumiu a Diretoria de Recursos Humanos da Companhia.

Jones Marciano de Souza Junior Diretor 28/03/2019

Jones Marciano de Souza Junior. O Sr. Jones Junior é bacharel em Direito e Especialista em Direito Empresarial, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Jones conta com uma ascendente carreira com mais de 20 anos de experiência em departamentos jurídicos de organizações líderes em seus segmentos. Foi advogado da Santista Têxtil S.A., Diretor Jurídico do Grupo Casas Bahia, Diretor Jurídico e Compliance do Grupo CB Capital Brasileiro e Head Jurídico do Grupo Comolatti. É um especialista em administrar soluções e mecanismos jurídicos com foco no negócio. Advogado regularmente inscrito na OAB de São Paulo e do Distrito Federal, Jones tem amplo domínio técnico e estratégico das áreas jurídicas societária, M&A, contratos nacionais e internacionais, consumidor, propriedade intelectual, tributária, trabalhista e previdenciária. Jones veio para a Companhia para contribuir com seu vasto conhecimento relacionados aos suportes jurídicos para as atividades de Importação e Exportação, Publicidade, Gestão de Mão de Obra, Relações Sindicais, Assuntos Públicos, Meio Ambiente, Telecomunicações e Informática em seus aspectos consultivos e litigiosos.

José Jerônimo de Souza Junior Diretor 28/03/2019

José Jerônimo de Souza Junior. O Sr. José Junior cursou administração de empresas/comércio exterior na Universidade Mackenzie, possuindo vasta experiência em empresas de grande porte, inclusive no setor alimentício. Jerônimo iniciou sua carreira no restaurante América e, brevemente mostrou sua habilidade nos negócios, tendo sido convidado para trabalhar na rede Mc Donalds. Após três anos na maior rede de fast food, foi trabalhar no Restaurante Rubayat como Diretor de Operações, desenvolvendo e implantando todo o treinamento e padronização de produtos e excelência em serviços. Após 12 anos no ramo alimentício, Jerônimo foi Diretor de Expansão na Polishop por mais de 10 anos, possuindo forte atuação na concepção e desenvolvimento global da empresa, especialmente em estratégias, tendências, inovação e gestão de pessoas. Por fim, foi Diretor de Leasing & Merchandising por três anos na SONAE Sierra Brasil.

Andrea Piccinato Macedo Costa Diretora 28/03/2019

Andrea Piccinato Macedo Costa. A Sra. Andrea Piccinato Macedo Costa é formada em nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes, com pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 20 anos de experiência em serviços de alimentação, desenvolvimento de produto e menus para catering aéreo. Ela está na Companhia desde 1997, tendo ocupado os cargos de Nutricionista, Gerente de Produção/Qualidade e Gerente de Operações e, atualmente exerce a função de Diretora de Operações de Catering Aéreo.


Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal da IMC é um órgão independente da administração e da sua auditoria externa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos Administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Companhia é de funcionamento não permanente, mas pode ser instalado em qualquer exercício social caso haja requisição por parte de acionistas, como descrito abaixo. Atualmente, a IMC não possui um Conselho Fiscal instalado.

Sempre que instalado, o Conselho Fiscal da Companhia será constituído por três a cinco membros titulares e suplentes em igual número. Somente poderão ser eleitos para o Conselho Fiscal pessoas residentes no Brasil, diplomadas em curso universitário, ou que tenham exercido, pelo prazo mínimo de três anos, cargo de administrador de empresa ou de conselho fiscal.

Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, quando seu funcionamento não é permanente, o Conselho Fiscal poderá ser instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, no mínimo, dez por cento das ações ordinárias, com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária seguinte à sua instalação. Este percentual pode ser reduzido para até dois por cento do capital social votante dependendo do capital social da IMC, nos termos da Instrução nº 324, de 19 de janeiro de 2000 da CVM. Considerando o capital social atual, acionistas representando no mínimo 2% do capital votante podem solicitar a instalação do Conselho Fiscal. Adicionalmente, os acionistas minoritários que representem, no mínimo, dez por cento das ações ordinárias têm direito de eleger separadamente um membro do Conselho Fiscal e seu suplente, e os demais acionistas poderão eleger um membro a mais que o número total de membros eleitos pelos minoritários.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de Colaboradores de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente do administrador da IMC.