Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da IMC é seu o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das suas políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia.

De acordo com o Estatuto Social da IMC, o Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco e no máximo sete membros, sendo um Conselheiro Presidente e os demais sem designação específica. O Conselheiro Presidente será eleito pela maioria absoluta de voto dos conselheiros presentes, na primeira reunião do Conselho de Administração que ocorrer imediatamente após a posse de tais membros. Os conselheiros são eleitos em assembleia geral de acionistas para um mandato de dois anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer momento pelos acionistas reunidos em assembleia geral.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do
Mandato
Patrice Philippe Nogueira Baptista Etlin Presidente 28/04/2017 AGO que aprovam as demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2018

Patrice Philippe Nogueira Baptista Etlin . O Sr. Patrice Etlin, 51 anos, é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo, e possui MBA pelo INSEAD e mestrado em Engenharia Industrial pela École Centrale de Paris. Patrice Etlin associou-se à Advent em 1997 em São Paulo e iniciou as operações da empresa no Brasil. De 1994 a 1997, foi sócio fundador da International Venture Partners em São Paulo, responsável pelo gerenciamento de um fundo de investimento focado em mídia e telecomunicações. Anteriormente, Patrice trabalhou na Matra Marconi Space por cinco anos, inicialmente como engenheiro de sistemas em um projeto para desenvolver um satélite europeu de observação militar. Em 1990, foi promovido a representante geral para o Brasil, responsável pela implantação de um sistema privado de telecomunicação por satélite, para fornecer serviços aos países do Mercosul. Patrice é Presidente do Conselho da Latin American Private Equity & Venture Capital Association (LAVCA). Patrice é, atualmente, membro nos Conselhos de Administração da Allied S.A., Lojas Quero-Quero, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). No passado, atuou como conselheiro de administração do Grupo Atmosfera, Atrium Telecomunicações, CSU Cardsystem, International Meal Company (IMC) e Kroton Educacional.

Marco Alexandre Duarte Mendes Conselheiro 28/04/2017

Marco Alexandre Duarte Mendes. Iniciou na Advent em 2013. Ele lidera a equipe de portfolio, que foca na implementação de melhores praticas operacionais e de gestão, na America Latina. Em sua carreira, já trabalhou junto a 35 empresas do portfólio de fundos de private equity, incluindo 19 na Advent. Anteriormente, foi Diretor Sênior do comitê de investimento da Doughty Hanson, onde trabalhou por sete anos com base em Londres. Antes dos fundos de private equity, Marco atuou durante dois anos e meio em consultoria estratégica e sete anos e meio em posições de liderança na Unilever, UnoFirst/BBVA e Orange, com foco em estratégia, marketing, desenvolvimento de negócios e vendas. Marco trabalhou em diversas localidades dos Estados Unidos, Europa e América Latina.

Marco é formado em Administração de Empresas e tem um mestrado em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e possui MBA pelo IMD, Lausanne, Suíça.

João Rozario da Silva Conselheiro 28/04/2017

João Rozario da Silva.O Sr. João Rozario é formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Mackenzie e possuí mais de 40 anos de experiência em varejo e consumo, dos quais 18 anos na Perdigão (hoje BRF) como Vice-Presidente de Comercial, sendo responsável por Marketing, Vendas, Comércio Exterior e Logística. Anteriormente, o Sr. Rozário trabalhou por 22 anos na Cica S.A. sendo responsável por Marketing, Vendas e Logística e também trabalhou na Fleischmann & Royal e nos Supermercados Sirva-Se S.A (hoje Pão de Açúcar) como gerente de vendas.

Lucas Santos Rodas Conselheiro Independente 28/04/2017

Lucas Santos Rodas. O Sr. Rodas é sócio-diretor do escritório de investimentos FARO Capital, Presidente do Conselho de Administração da Companhia Nitro Química Brasileira, Membro do Conselho de Administração da Montecitrus, membro do Conselho do IEDI - Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial e sócio membro do Comitê de Investimentos da Baraúna Gestora. Foi sócio-fundador da Sagatiba Brasil, trabalhou nas áreas de fusão, aquisição e mercado de capitais no Bank of America e trabalhou também no Unibanco. É graduado em Administração de Empresas pela FAAP e concluiu o OPM da Harvard Business School. Com exceção da FARO Capital, as empresas em que atuou nos últimos 5 anos e/ou atua não integram (i) o grupo econômico da Companhia ou (ii) são controladas por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia.

Marcel Fleischmann Conselheiro Independente 28/04/2017

Marcel Fleischmann. O Sr. Marcel é formado em administração de empresas pela EAESP-FGV e pós graduado pela San Diego State University. Atua há mais de 25 anos no segmento de restaurantes, acumulando larga experiência em gestão de operações e pessoas. Atuou como principal executivo em multinacionais americanas, sendo a mais conhecida o McDonald’s onde no Brasil, atuou por 23 anos e na América Latina por 2 anos. Há 11 anos é sócio proprietário da MACANA, empresa de consultoria em gestão, focada nos segmentos de varejo em geral, serviços e consumo.

Marcelo Henrique Ribeiro Alecrim Conselheiro Independente 18/10/2017

Marcelo Henrique Ribeiro Alecrim. O Sr. Marcelo Alecrim é formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e conquistou diversos prêmios individuais: Empreendedor do Ano - Master - Ernst & Young - 2010, Jovem Empreendedor do Ano- Ernst & Young - 2000, Líder Empresarial Estadual - Gazeta Mercantil - 1999, 2000, 2001, 2002 e 2005, Líder Empresarial Setorial - Com. Atacadista - Gazeta Mercantil - 2005, Medalha da Inconfidência (2009), Medalha Juscelino Kubitschek (2010), Mantenedor e mentor Endeavor. A capacidade empreendedora de Marcelo Alecrim, fundador da distribuidora potiguar SAT - Satélite Distribuidora de Petróleo e atual presidente da AleSat Combustíveis S/A, já foi reconhecida pelos mais diferentes meios de comunicação e acadêmico, tendo inclusive, o case publicado pela Universidade de Harvard, em agosto de 2007. Marcelo Alecrim assumiu a Presidência Executiva da AleSat Combustíveis S/A desde o início, sendo também membro do Conselho de Administração.

Acreditamos que os novos Conselheiros darão à Companhia uma valiosa contribuição, para que prossigamos na nossa trajetória de crescimento e consolidação.

Diretoria Executiva

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a Diretoria Executiva da IMC será composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 10 (dez) membros, com mandato de 1 (um) ano, permitida a reeleição. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos da Diretoria poderão ser preenchidos por membros do Conselho de Administração.

Diretores Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Newton Maia Salomão Alves Diretor Presidente (CEO) 27/03/2017 AGO que aprovam as demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2017

Newton Maia Salomão Alves. O Sr. Alves possui MBA pela Harvard Business School e é bacharel em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Newton é Diretor da Advent International desde 2007 onde foi membro do Conselho de Administração da Kroton Educacional e da Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis. Newton também foi CEO da Atmosfera durante o ano de 2011. Anteriormente, foi fundador e CEO da Oceano, empresa brasileira de produção e exportação de camarão, a qual foi vendida para um companhia de alimentos regional. Trabalhou também como associado para Allen & Company em Nova York e como consultor na McKinsey & Co.

José Agote Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores 27/03/2017

José Agote. O Sr. Agote é Economista pela Wharton School, University of Pennsylvania, com MBA pela Harvard Business School. Atuou no JP Morgan em New York e Mexico City, e na Advent International. Está na Companhia desde 2013, tendo ocupado os cargos de Diretor de M&A e de Presidente da subsidiária IMCMV Holdings Inc., responsável pela operação Margaritaville nos Estados Unidos da América.

Andrea Pires Amary Diretora 27/03/2017

Andrea Pires Amary. A Sra. Pires possui mais de 20 anos de experiência no setor de varejo, sempre responsável por negociações com fornecedores. Desenvolveu sua carreira no Wal-Mart do Brasil, onde trabalhou por 14 anos em diferentes posições, e teve como sua última responsabilidade a Diretoria de Alimentos. Começou a trabalhar na IMC em 2008 como responsável por Marketing e Compras Globais. É graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi e possui MBA com ênfase em Marketing pela Universidade de São Paulo.

Carolina Cintra do Prado Prestes Motta Duarte Diretora de Recursos Humanos 15/09/2017

Carolina Cintra do Prado Prestes Motta Duarte. A Sra. Duarte é graduada e pós-graduada em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas. Carolina possui 20 anos de carreira com experiência nas áreas de marketing, financeira e recursos humanos, atuando como Supervisora de Planejamento Financeiro na Universo Online, Gerente de Planejamento Financeiro e Diretora de Recursos Humanos na Restoque Comércio e Confecção de Roupas S.A. No ano de 2015, Carolina Iniciou sua trajetória na International Meal Company Alimentação S.A para ocupar o cargo de Diretora de Projetos e, em 2016 assumiu a Diretoria de Recursos Humanos da Companhia.

Jones Marciano de Souza Junior Diretor Jurídico 15/09/2017

Jones Marciano de Souza Junior. O Sr. Jones Junior é bacharel em Direito e Especialista em Direito Empresarial, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Jones conta com uma ascendente carreira com mais de 20 anos de experiência em departamentos jurídicos de organizações líderes em seus segmentos. Foi advogado da Santista Têxtil S.A., Diretor Jurídico do Grupo Casas Bahia, Diretor Jurídico e Compliance do Grupo CB Capital Brasileiro e Head Jurídico do Grupo Comolatti. É um especialista em administrar soluções e mecanismos jurídicos com foco no negócio. Advogado regularmente inscrito na OAB de São Paulo e do Distrito Federal, Jones tem amplo domínio técnico e estratégico das áreas jurídicas societária, M&A, contratos nacionais e internacionais, consumidor, propriedade intelectual, tributária, trabalhista e previdenciária. Jones veio para a Companhia para contribuir com seu vasto conhecimento relacionados aos suportes jurídicos para as atividades de Importação e Exportação, Publicidade, Gestão de Mão de Obra, Relações Sindicais, Assuntos Públicos, Meio Ambiente, Telecomunicações e Informática em seus aspectos consultivos e litigiosos.

José Jerônimo de Souza Junior Diretor 15/09/2017

José Jerônimo de Souza Junior. O Sr. José Junior cursou administração de empresas/comércio exterior na Universidade Mackenzie, possuindo vasta experiência em empresas de grande porte, inclusive no setor alimentício. Jerônimo iniciou sua carreira no restaurante América e, brevemente mostrou sua habilidade nos negócios, tendo sido convidado para trabalhar na rede Mc Donalds. Após três anos na maior rede de fast food, foi trabalhar no Restaurante Rubayat como Diretor de Operações, desenvolvendo e implantando todo o treinamento e padronização de produtos e excelência em serviços. Após 12 anos no ramo alimentício, Jerônimo foi Diretor de Expansão na Polishop por mais de 10 anos, possuindo forte atuação na concepção e desenvolvimento global da empresa, especialmente em estratégias, tendências, inovação e gestão de pessoas. Por fim, foi Diretor de Leasing & Merchandising por três anos na SONAE Sierra Brasil.


Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal da IMC é um órgão independente da administração e da sua auditoria externa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos Administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Companhia é de funcionamento não permanente, mas pode ser instalado em qualquer exercício social caso haja requisição por parte de acionistas, como descrito abaixo. Atualmente, a IMC não possui um Conselho Fiscal instalado.

Sempre que instalado, o Conselho Fiscal da Companhia será constituído por três a cinco membros titulares e suplentes em igual número. Somente poderão ser eleitos para o Conselho Fiscal pessoas residentes no Brasil, diplomadas em curso universitário, ou que tenham exercido, pelo prazo mínimo de três anos, cargo de administrador de empresa ou de conselho fiscal.

Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, quando seu funcionamento não é permanente, o Conselho Fiscal poderá ser instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, no mínimo, dez por cento das ações ordinárias, com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária seguinte à sua instalação. Este percentual pode ser reduzido para até dois por cento do capital social votante dependendo do capital social da IMC, nos termos da Instrução nº 324, de 19 de janeiro de 2000 da CVM. Considerando o capital social atual, acionistas representando no mínimo 2% do capital votante podem solicitar a instalação do Conselho Fiscal. Adicionalmente, os acionistas minoritários que representem, no mínimo, dez por cento das ações ordinárias têm direito de eleger separadamente um membro do Conselho Fiscal e seu suplente, e os demais acionistas poderão eleger um membro a mais que o número total de membros eleitos pelos minoritários.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de Colaboradores de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente do administrador da IMC.